Skip to content

Institucional

O Instituto Baiano de Direito Imobiliário – IBDI

fundado em 2016, é uma associação sem fins lucrativos, instituído com o especial propósito de fomentar a pesquisa científica no ramo do Direito Imobiliário e matérias correlatas.

A constituição do IBDI veio atender ao anseio de profissionais e estudiosos da área do Direito Imobiliário por um ambiente favorável ao debate de ideias e propositura de ações de forma livre e politicamente isenta. Desse modo, o Instituto encontrou caloroso acolhimento entre os mais diversos setores da sociedade, sobretudo por ser uma entidade técnico-científica que objetiva o progresso do Direito Imobiliário, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento territorial de forma sustentável e juridicamente estável.

Para além dos referidos objetivos, que norteiam sua atuação, o IBDI também busca aproximar a comunidade jurídica da sociedade civil, esforçando-se em difundir as noções de um sistema de justiça multiportas, por meio da promoção de encontros, cursos, palestras, debates, congressos, acordos de cooperação técnica e grupos de estudo sobre os mais diversos temas.

A participação ativa de notáveis profissionais atuantes na área imobiliária – advogados, tabeliães, registradores, procuradores, arquitetos – proporciona o enriquecimento do debate e o alcance de conclusões construídas à luz de percepções diversificadas.

Desde a sua fundação, o IBDI notabiliza-se por ser um instituto ativo, com forte atuação na sociedade civil e que prima pela participação plural de seus membros em pesquisas e debates que vem contribuindo para o aperfeiçoamento do Direito Imobiliário.

O fortalecimento do Instituto demandará da força, colaboração e engajamento cada vez maior de seus membros, pois a representatividade da sociedade civil tem se mostrado como um grande motor da transformação social e, por isso, é muito a participação de todos os profissionais afinados com o Direito Imobiliário.

Para além da possibilidade de colaborar para essa crescente transformação social, a associação ao Instituto apresenta muitas oportunidades de crescimento profissional, em especial pelo ecossistema de conhecimento e da grande rede de relacionamentos criada pelos integrantes da associação.

Sendo o IBDI um instituto dinâmico e construído diuturnamente por seus membros, as vantagens de associar-se são renovadas com muita frequência, mas podemos listar alguns dos benefícios de associar-se ao IBDI:

  • Descontos em cursos, congressos, conferências e demais eventos promovidos pelo Instituto;
  • Possibilidade de participar de grupos de estudos temáticos propostos pela Diretoria Executiva;
  • Possibilidade de propor à Diretoria Executiva a criação de grupos de estudos ou comissões temáticas;
  • Possibilidade de propor à Diretoria Executiva a colaboração na elaboração e execução de projetos e atividades pro bono que tenham por objetivo o desenvolvimento social;
  • Possibilidade de participação em processos legislativos ou convênios de cooperação técnica junto aos órgãos dos governos federal, estaduais e municipais.
  • Possibilidade de propor à Diretoria Executiva projetos acadêmicos a serem desenvolvidos através de convênios com institutições de ensino ou com os parceiros institucionais;
  • Possibilidade de divulgação e publicação de trabalhos acadêmicos;
  • Acesso à área exclusiva do site de Instituto.

Composição Estatutária

O INSTITUTO BAIANO DE DIREITO IMOBILIÁRIO (IBDI) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2016, na cidade de Salvador, fruto da provocação de profissionais e estudiosos da área do Direito Imobiliário que ansiavam por um ambiente que possibilitasse o debate de ideias de forma livre e politicamente isenta.

A fundação do IBDI encontrou caloroso acolhimento entre os mais diversos setores da sociedade, sobretudo por ser uma entidade técnico-científica que objetiva o progresso do Direito Imobiliário, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento territorial de forma sustentável e juridicamente estável.

O IBDI já conta com a participação de notáveis profissionais atuantes na área, valendo citar advogados, tabeliães, registradores, procuradores e arquitetos, o que proporciona o enriquecimento do debate e o alcance de conclusões construídas à luz de percepções diversificadas.

Carlos Antônio Pinheiro Onofre da Silva

CARLOS ANTÔNIO

PRESIDENTE
Gabriel Seijo Leal de Figueiredo

GABRIEL SEIJO

DIRETORA ACADÊMICA
teste

ISABEL CARVALHO

DIRETORA DE EVENTOS
Layanna Piau Vasconcelos

LAYANNA PIAU

DIRETORA DE REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA
16488656_1743186092570564_1127088418782707712_n

MAURÍCIO LOPES FILHO

DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
35558425_267317403848181_2433020718879866880_n

BERNARDO GIESTA ROMANO

DIRETOR DE EXPANSÃO
IMG_5165

IRACEMA MACEDO

VICE-PRESIDENTE
Vicente Vasconcelos Coni Jr.

VINCENTE VASCONCELOS

SUPLENTE
placeholder.png

GUSTAVO AMORIM

SUPLENTE
Pedro Henrique Campello de Melo

PEDRO HENRIQUE

SUPLENTE
placeholder.png

DIOGO OLIVEIRA

SUPLENTE
placeholder.png

ANA CAROLINA

SUPLENTE
José Luiz Costa Sobreira

JOSE LUIZ

DIRETOR GERAL
WhatsApp Image 2021-11-11 at 11.12.41

MARIA AMÉLIA

DIRETORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
unnamed

ROBERTO PAULINO

DIRETOR EDITORIAL
placeholder.png

CONCEIÇÃO APARECIDA

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Andrea Maria Pignatti

ANDREA MARIA

DIRETORA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL
Ricardo Leal Conceição Belmonte

RICARDO LEAL

SUPLENTE
Paula Passos Tanajura Teixeira

PAULA PASSOS

SUPLENTE
Daniel Araújo Gallo

DANIEL ARAUJO

SUPLENTE
Lessiene Maria Capono Costa Sardinha

LESSIENE SARDINHA

SUPLENTE
Pedro Ítalo da Costa Bacellar

PEDRO BACELAR

SUPLENTE